quarta-feira, 4 de abril de 2012

Reportagem feita por ESTILO ARTESANAL ( ELO7)


E se o desenho do seu filho virasse realidade?

E se o desenho do seu filho virasse realidade?

É mais ou menos esse o trabalho da artesã Raquel Castanheiras Bouchardet, de Belo Horizonte. Ela pega um desenho que o seu filho fez e confecciona o personagem, o animal ou o objeto, em brinquedo de tecido e enchimento  acrílico antialérgico. É como se o desenho pulasse do papel e virasse brinquedo. As crianças ficam totalmente encantadas.

A seguir, Raquel conta mais

Como surgiu essa ideia?
Sempre fui apaixonada pelos desenhos das crianças. São criativos, divertidos, mágicos, originais, cheios de cores e principalmente únicos. Ao mesmo tempo que eu tinha essa admiração, procurava um trabalho que se diferenciasse pela exclusividade e criatividade. Depois de meses de muita pesquisa, encontrei o site de uma artista americana que usava desenhos infantis para construir brinquedos. Foi a minha inspiração! Mas percebi que ela não era totalmente fiel ao desenho da criança e achei isso um pecado! Foi então que resolvi fazer isso, porém, seguindo à risca os desenhos dos pequenos para confeccionar os brinquedos exclusivos.

Por que é tão importante seguir fielmente o desenho da criança?
Construir um boneco exatamente como a criança desenhou, com detalhes tortos, ou faltando uma perninha, sem "consertá-lo", só vai mostrar para a criança que as coisas não têm que ser perfeitas mesmo, nem os personagens que ela cria, nem o dia a dia. Passamos a mensagem de que a criança (assim como o seu desenho) é aceita e admirada do jeito que ela é, com seus brilhos e suas falhas, o que é bastante educativo para a vida.

Qual é a reação da criança quando se depara com o brinquedo?
O primeiro que fiz foi para o meu filho Lucas. A reação dele foi incrível! Ele ficou olhando extasiado, com a respiração suspensa, muito surpreso e gritou: “meu desenho!!!”. Ele mal acreditou, parecia mais um sonho! Até hoje esse boneco é importante para o Lucas, e ele dorme todas as noites com ele.

“Esse trabalho me proporciona muita emoção. É incrível ver a reação de uma criança vendo seu desenho materializado. Para elas é como se ele passasse a existir de verdade. Além disso, é uma ótima forma de resgatar tradições, como os bonecos de pano de antigamente, e também de trazer o artesanato à tona, saindo um pouco desse universo tecnológico”

Como o seu trabalho contribui para o desenvolvimento das crianças?
Ele contribui para o fortalecimento da autoconfiança, incentiva a criatividade e mostra à criança que ela está sendo ouvida, olhada, assistida. O desenho é, muitas vezes, uma leitura do que ela está sentindo, porque a verbalização de sentimentos em idades pequenas é difícil. O desenho passa a ser a via de comunicação dos pequenos com o mundo. Por isso é superimportante incentivá-las a desenhar, além do que, a partir do desenho, estimulamos a criatividade, a ludicidade e a coordenação motora.

Pode dar um exemplo de um trabalho que tenha feito e que a marcou?
São muitas... Cada desenho tem sua história particular... Mas uma delas foi assim: Um pai encomendou bonecos de uma historinha que a filha havia escrito. A história era sobre uma princesa que amava muito o pai, mas não queria mais ser princesa, o objetivo dela era ser artista. Um dia ela fugiu e foi morar em uma aldeia e se tornou uma artista. Com muita dificuldade e depois de um tempo, fez sucesso e passou a ser reconhecida. Esse pai resolveu encomendar os bonecos dessa história porque entendeu o recado que a filha queria passar. Transformar essa ideia em bonecos foi a forma que ele encontrou de mostrar para ela que ele a apoiava.

Como é o processo de confecção?
Primeiro peço para a mãe tirar uma foto do desenho e me enviar por e-mail. Também é interessante que ela tente descobrir, perguntando à criança, informações sobre o desenho, como o nome do personagem, o que ele gosta, o que ele não gosta, etc... qualquer detalhe que puder conseguir. Faço o boneco com tecido em 100% algodão e enchimento de acrílico antialérgico. Demoro cerca de 10 dias, mas como gosto de surpreender meus clientes, procuro enviar antes do combinado. Depois de pronto, escrevo um bilhetinho do personagem para a criança, fazendo um elo de vínculo emocional entre a criança e o boneco. O bilhete é uma forma de introduzir o brinquedo na vida da criança. Escrevo como se o boneco estivesse falando com a criança. Todos os detalhes desse trabalho são muito trabalhosos mas também deliciosos de se fazer.
Raquel Castanheiras Bouchardet é terapeuta holística, artesã há cinco anos e mãe de três crianças.
Raquel Castanheiras Bouchardet é terapeuta holística, artesã há cinco anos e mãe de três crianças.

Fonte: Estilo artesanal



Nenhum comentário:

Postar um comentário